O design e os negócios

sábado, 18 de setembro de 2010
O design e os negócios! Para conquistar e fidelizar consumidores o design dos produtos é fundamental. Antigamente a sofisticação de novos tipos de design de produtos era apenas coisa de grandes empresas e agora as pequenas empresas também descobriram a importância de investir no diferencial e no visual da marca, embalagens e publicidade.

Como funciona o projeto dos produtos?

O projeto de design é definido o conceito da marca e o público que vai comprar o produto. A embalagem também é fundamental –se não o mais importante - para o sucesso do negócio. Ela precisa ser uma espécie de coringa: moderna, atraente e ao mesmo tempo explicativa. Em muitas delas, o cliente pode conhecer outros produtos da empresa e assim divulgar ainda mais a marca.
Para criar o design das embalagens, a empresa analisa os produtos concorrentes. A intenção é desenvolver uma embalagem que se destaque nas prateleiras do supermercado seja pela cor, pelo formato, pelos desenhos. O importante é atrair o consumidor.

Um grande exemplo

O empresário Mário Pallares descobriu um filão. Ele desenvolve o design de embalagens, produtos e marcas para empresas. Há 5 anos, Mário montou um escritório e percebeu que fazer design para pequenas empresas é um bom negócio.
Um projeto de design custa a partir de R$ 10 mil. O empresário investiu 400 mil reais para abrir o escritório. Em um ano, ele recuperou o dinheiro e hoje, a empresa cresce 30% ao ano.

Um dos clientes do empresário Mario Pallares é uma fábrica de doces sem adição de açúcar. A dona do negócio, Marta Gaia, diz que os produtos sempre foram considerados saborosos, mas vendiam pouco por causa da embalagem.
“Entra depois o nosso principal cliente tinha parado de comprar literalmente. Eles inclusive falaram que com a embalagem antiga eles não queriam na gôndola dele,” diz Marta.
A solução para salvar a fábrica da falência foi mudar o visual das embalagens. Hoje, elas são mais modernas. A marca da empresa ganhou destaque e cada sabor tem uma cor diferente.
Antes, a fábrica produzia 1 tonelada de doces por mês. Agora, são 3 toneladas. E o número de clientes aumentou 40%.
“Os meus clientes estão muito mais satisfeitos. Muitas vezes eu não preciso nem vender. Eles compram. O supermercado liga pedindo. Então, está muito mais fácil trabalhar”, revela Marta.

O projeto de design custou para a fábrica de doces R$ 47 mil. Em um ano, Marta Gaia recuperou o dinheiro e investiu mais 20 mil reais nesta máquina de embalagens.

Opinião de Marcel:
Desenvolver uma nova imagem para a empresa pode ser caro financeiramente falando mais não é caro para a assegurar existência da empresa no mercado. Então, é um investimento que vale muito a pena. Ultimamente as empresas tem investido mais no design de seus produtos, e certamente existe um retorno ao investimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou, odiou ou simplesmente quer falar o que pensa? Sinta-se em casa.